sábado, 20 de abril de 2013

Vote na Web: o Congresso Nacional, à sua frente!

O VotenaWeb é uma página na Internet criada para politizar as pessoas, estimulando-as ao engajamento político (apartidário) através da publicização(*) dos projetos de lei do Congresso Nacional do Brasil.  Foi lançado no dia 14 de novembro de 2009, por Fernando Barreto, fundador da Webcitizen (empresa de tecnologias digitais para a criação de canais de participação de cidadãos em instituições, privadas ou governamentais) e apresenta, de forma simples e resumida, os Projetos de Lei que estão em tramitação no Congresso Nacional. Qualquer pessoa pode votar contra às propostas ou a favor delas e expressar sua opinião. Importante saber que os projetos de lei são "traduzidos" para uma linguagem menos formal, livre dos jargões que lhes são característicos, permitindo que os usuários acompanhem as discussões da Câmara dos Deputados do Brasil e do Senado Federal. Além disto, apenas usuários cadastrados podem votar. A boa notícia é que o cadastro pode ser via Facebook, pelo aplicativo VOTENAWEB.

O objetivo da página é oferecer uma maneira mais simples do cidadão acompanhar o trabalho dos políticos e se certificar de que estejam empenhados em melhorar ao nosso dia a dia com leis que interfiram diretamente em nossas vidas de maneira positiva.
Afinal, como disse Fernando Barreto (fundador do site), "o voto é um dos instrumentos mais poderosos do cidadão – ricos e pobres são iguais – o voto de um rico vale o mesmo que o voto de um pobre. Ao dar o voto a um político, estamos dando a ele o poder de votar por nós durante 4 anos. É IMPORTANTE SABER o que ele está fazendo e a forma como está nos representando. E isso está no coração do Vote Na Web".

O resultado da votação dos usuários (Sim ou Não) é visualizado em gráficos. Além disso, é possível que os internautas comparem seus votos entre si e com os dos deputados e senadores. Os projetos são lidos por analistas, que produzem um sumário e um resumo de cada um deles.São então abertos à votação por parte dos usuários e atualizados com os votos dos deputados e senadores tão logo passem pelas casas do Congresso.

Se quiserem visualizar o perfil de Fernando Cardoso no Twitter, cliquem AQUI.
Este AQUI é o link para o perfil do próprio Vote na Web, também no Twitter.
O link direto para o site: votenaweb.



(*)Publicização é a transferência da gestão de serviços e atividades, não exclusivas do Estado, para o setor público não-estatal, assegurando o caráter público à entidade de direito privado, bem como autonomia administrativa e financeira. O Estado passa, então, de executor ou prestador direto de serviços para regulador, provedor ou promotor dos mesmos, especialmente dos serviços sociais, como educação e saúde que são essenciais para o desenvolvimento, na medida em que envolvem investimento em capital humano. Como provedor desses serviços, o Estado continuará a subsidiá-los, buscando, ao mesmo tempo, o controle social direto e a participação da sociedade.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário