sábado, 9 de fevereiro de 2013

Ofurō, Sentō, Onsen - O que são?


Ofurō (お風呂) é um banho quente tradicional do Japão que é caracterizado pela imersão em uma banheira de madeira própria para o efeito (também denominada furô). O furō é mais curto e mais profundo que a banheira ocidental para que a pessoa usufrua dos benefícios da água quente (com temperatura entre 37 e 41ºC) não deitada, mas sentada em posição fetal e com a coluna totalmente submersa.

O banho de ofurō é um milenar costume japonês e está inteiramente integrado ao cotidiano da cultura nipônica. Isto ocorre porque o ofurō é referência para terapias alternativas de cura e técnicas de relaxamento e anti-stress, o que o faz ser utilizado para melhorar a circulação sanguínea, aliviar dores musculares, reduzir febre, relaxar o sistema nervoso, colaborar para o bom desempenho do intestino e encorajar a eliminação de toxinas através da pele. O fato da religião xintoísta ser predominante no Arquipélago (dentro desta filosofia, o ofurō faz parte de um ritual de purificação espiritual, onde se acredita que a energia vital é estimulada através da limpeza da mente) contribuiu para a propagação da prática deste hábito por todo o país.

Algo que para os ocidentais parece um bocado estranho é o fato de que para os japoneses, tomar banho é algo que se faz tanto sozinho, quanto em família ou no meio de outras pessoas (de fora da família, estranhos mesmo) - TANTO FAZ. Afinal, o banho é tido como um ritual purificador e o importante não é que se pratique isto sozinho ou acompanhado, mas que se pratique, independente de com quem.

Sentō (銭湯)


Um sentō é uma casa de banhos pública. Tipicamente, estas casas de banhos consistem em uma grande sala em que homens e mulheres são separados por uma barreira elevada. Próxima à entrada, existe uma linha de chuveiros ao longo de uma das paredes e uma grande banheira ao final, onde os usuários, já devidamente limpos podem se refestelar com a água bem quente (normalmente entre 37 e 41 graus).


A foto abaixo ilustra um sentō ainda em atividade, que foi fundado em 1895.
Como hoje, quase todas as casas japonesas já vem com seu próprio ofurô, a quantidade de casas de banho público vem diminuindo drasticamente. Para chamar de volta a clientela, estes estabelecimentos procuraram se modernizar, equipando-se com saunas, banheiras de hidromassagens e aparelhos de condicionamento físico. Outras casas foram se aproximando mais de um centro de lazer, com karaokês, cinemas, salões de jogos, etc.


Onsen (温泉)

Onsen é o termo japonês utilizado para definir águas termais. Ou seja, é uma espécie de sentō que usa água de uma nascente quente natural. Aqui vale lembrar que enquanto no Ocidente são classificadas como termais as águas com temperatura superior a 21 graus, no Japão essa classificação é atribuída apenas a partir dos 28 graus.
 
Nestes balneários naturais, a separação por sexo não é regra já que a natureza não faz fontes de acordo com a conveniência humana. Nos onsen, homens, mulheres, crianças e idosos podem entrar juntos na mesma fonte. E isto choca muito aos estrangeiros desavisado. Embora também não seja regra, nos onsen mistos, é permitido utilizar algum tipo de roupa de banho nas piscinas, como biquinis, yutakas (roupões de banho japoneses) ou mesmo toalhas.

Como o ofurô não é um banho de higienização, tanto em um onsen como em um sentō (e até mesmo em casa), os usuários devem lavar o corpo e secá-lo antes de entrar na banheira de água quente. Os alojamentos interiores disponibilizam pequenos bancos para os visitantes se sentarem e tomarem uma ducha, lavando-se com sabonetes, xampus, etc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário