quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Enya, um ídolo internacional.

Eithne Patricia Ní Bhraonáin, conhecida como Enya, é uma cantora, instrumentista e compositora irlandesa.
Nasceu aos 17 dias do mês de maio de 1961, em Gaoth Dobhair, um povoado de 4000 habitantes da  República da Irlanda, situado no Condado do Donegal.

Seu nome às vezes é apresentado na mídia como Enya Brennan; Enya é uma transliteração aproximada de como Eithne é pronunciado em seu irlandês nativo.

Ela começou sua carreira musical em 1980, e rapidamente se juntou à banda Clannad, de sua família, antes de sair para prosseguir com sua carreira solo. Seu álbum Watermark, que foi lançado em 1988, a levou ao reconhecimento internacional, e Enya ficou conhecida por seu som único, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações etéreas.

Ela continuou fazendo sucesso constante durante os anos 1990 e 2000. Seu álbum de 2000, A Day Without Rain, obteve vendas recordes (mais de 15 milhões) e foi o álbum mais vendido por uma artista feminina em 2001. Enya é a artista solo que mais vende e, do país, é oficialmente a segunda maior exportadora musical, depois da banda U2. Ao todo, Enya vendeu mais de 70 milhões de discos. Seu trabalho lhe rendeu, entre outras coisas, uma indicação ao Oscar. Ela é conhecida por ter cantado em 10 línguas diferentes durante sua carreira até agora.

Enya é a nona artista feminina que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, com mais de 30 milhões de cópias.

Fonte: Wikipédia.
Página Oficial: The very best of Enya

Enya - Book of Days



Only Time




Exile




May it be






Nenhum comentário:

Postar um comentário