Segundo estudos da ONU, em 2050 teremos 74% da população mundial vivendo em Metrópoles, o que nos obriga a repensar sobre diversos conceitos que vão desde sustentabilidade, passando por utilização de energia e espaços de ambientes, por exemplo. Com base neste cenário futurístico, a Electrolux desenvolveu um novo conceito de design que mostra como vamos viver no futuro.
O protótipo "Coração da Casa" (Heart of the Home) foi exibido em Fev/2010, no Museu Sueco de Arquitetura, em Estocolmo. Trata-se de uma estrutura instigante que integra balcão, fogão e mesa de maneira inteligente (aprende de acordo com as necessidades do usuário), além dispensar panelas, fósforos e livros de receita.
Sua operação é simples: decidida a receita, delimita-se, com a mão, o tamanho da área para cozimento. Em seguida, é criada a profundidade desejada, pressionando a mão contra o material maleável. Com estes detalhes ajustados, basta ajustar a temperatura e o tempo para cozimento.
O projeto foi desenvolvido a partir de alguns pressupostos da empresa sobre a forma de como vamos conduzir nossas vidas em 2050, quando a tecnologia será fundamental para nossa capacidade de vivermos de maneira sadia ecológica e socialmente.
Dá para ter uma ideia mais clara a partir do vídeo porque já que, infelizmente, não há planos (nem tecnologia disponível) para fabricar uma cozinha como esta nos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário