Não, vocês não se enganaram com a leitura e eu também não escrevi errado o adjetivo "grávido". Entendam a história que começou como uma brincadeira, mas se tornou um assunto sério:
Há algum tempo (um ano mais ou menos), vi postado no
reddit (um site de publicações sociais) uma piadinha inusitada (texto em vermelho traduzido livremente by me):
Confira a
Imagem original da
postagem no reddit da Redditor CappnPoopdeck.
A história:
Eis que um dia, um homem encontra um dispositivo para teste de gravidez (estes de farmácia) no armário de remédios de seu banheiro. O teste pertencia a uma ex-namorada e de brincadeira, ele resolveu testar sua própria urina no aparelho. Acontece que o exame - oh! - acusou positivo para gravidez. Achando muita graça e desacreditando da empresa desenvolvedora do teste, ele contou o ocorrido a uma amiga, que resolveu postar o assunto em uma tirinha com memes no reddit. O tópico se encheu de comentários (veja post original no link acima), vários deles alertando ao rapaz que estes testes são, sim, confiáveis e que se ele se utilizou de um e o inesperado resultado retornou positivo, então, era possível que ele estivesse com algum problema médico e o ideal seria consultar um profissional da saúde.
"If this is true, you should check yourself for testicular cancer. Seriously. Google it".
Se isto é mesmo verdade, você se deve autoexaminar para um câncer de testículos. De verdade. Pesquise sobre isto (no Google).
Abaixo, apenas por curiosidade, separei dois links sobre a doença.
1.
Câncer de testículo, mais comum em jovens
2.
Câncer de testículo
Qual não foi a surpresa do nosso "grávido", ao descobrir, após exames específicos, que ele realmente estava doente. Com câncer. No testículo direito. Ou seja, uma brincadeira, descompromissadamente postada em um site de discussões, permitiu ao nosso protagonista ser diagnosticado a tempo e se tratar.
Com isto, a Redditor CappnPoopdeck, atualizou as informações, para informar sobre o câncer do amigo, agradecer aos leitores que postaram e alertar desavisados:
Agora, a pergunta que não quer calar:
Ah, mas como é possível o teste ter sido positivo se era impossível que ele estivesse grávido?
É conhecido que testes para gravidez verificam os níveis do hormônio HCG (
Human Chorionic Gonadotropin - Gonadotrofina Coriônica Humana) no sangue e que se a concentração for alta, o teste retorna positivo. Porém, o que não sabíamos (eu, pelo menos, desconhecia completamente esta informação) é que é possível que o teste seja falsamente positivado e isto ocorre em casos de
tumores germinativos (ovarianos ou testiculares), segundo o médico
Dr. Marcelo Scarpari Dutra Rodrigues, do site
Médico Responde, no tópico
É possível o Beta-hCG estar positivo e não estar grávida? Em que casos?
Aqui cabe um alerta a todos nós: se um destes dispositivos voltar como positivo após teste de urina, devemos nos encaminhar a um médico IMEDIATAMENTE. Saúde não é brincadeira: #ficaadica!