segunda-feira, 22 de abril de 2013

Meninas, vamos malhar!

Divertido comercial francês da água mineral Contrex (Contrex - Ma Contrexpérience).

Uma foto por dia

O vídeo abaixo contém um material forte, assustador. Choca, revolta, enoja! O título é "Jedna fotografija dnevno u najgoroj godini života" ("Uma foto por dia no pior ano da minha vida") e nos revela a cruel realidade da violência à mulher. Um mês depois do vídeo ter viralizado no YouTube (já possui mais de 4 milhões e 500 mil visualizações), ninguém ainda assumiu uma campanha por trás dele, mas acredito que o conteúdo seja muito viável para conscientizar a todos, inclusive o que as próprias vítimas se negam a aceitar, de que quem bate uma vez, bate duas, três e quantas outras forem permitidas até que haja um basta: a denúncia. E cada surra se torna mais violenta que a anterior, conforme podemos notar pelos ferimentos da protagonista. Ao final do filme, a mensagem forte, impressionante: “Ajuda-me. Eu não sei se o amanhã virá”.
Assistam e tirem suas conclusões:

sábado, 20 de abril de 2013

Vote na Web: o Congresso Nacional, à sua frente!

O VotenaWeb é uma página na Internet criada para politizar as pessoas, estimulando-as ao engajamento político (apartidário) através da publicização(*) dos projetos de lei do Congresso Nacional do Brasil.  Foi lançado no dia 14 de novembro de 2009, por Fernando Barreto, fundador da Webcitizen (empresa de tecnologias digitais para a criação de canais de participação de cidadãos em instituições, privadas ou governamentais) e apresenta, de forma simples e resumida, os Projetos de Lei que estão em tramitação no Congresso Nacional. Qualquer pessoa pode votar contra às propostas ou a favor delas e expressar sua opinião. Importante saber que os projetos de lei são "traduzidos" para uma linguagem menos formal, livre dos jargões que lhes são característicos, permitindo que os usuários acompanhem as discussões da Câmara dos Deputados do Brasil e do Senado Federal. Além disto, apenas usuários cadastrados podem votar. A boa notícia é que o cadastro pode ser via Facebook, pelo aplicativo VOTENAWEB.

O objetivo da página é oferecer uma maneira mais simples do cidadão acompanhar o trabalho dos políticos e se certificar de que estejam empenhados em melhorar ao nosso dia a dia com leis que interfiram diretamente em nossas vidas de maneira positiva.
Afinal, como disse Fernando Barreto (fundador do site), "o voto é um dos instrumentos mais poderosos do cidadão – ricos e pobres são iguais – o voto de um rico vale o mesmo que o voto de um pobre. Ao dar o voto a um político, estamos dando a ele o poder de votar por nós durante 4 anos. É IMPORTANTE SABER o que ele está fazendo e a forma como está nos representando. E isso está no coração do Vote Na Web".

O resultado da votação dos usuários (Sim ou Não) é visualizado em gráficos. Além disso, é possível que os internautas comparem seus votos entre si e com os dos deputados e senadores. Os projetos são lidos por analistas, que produzem um sumário e um resumo de cada um deles.São então abertos à votação por parte dos usuários e atualizados com os votos dos deputados e senadores tão logo passem pelas casas do Congresso.

Se quiserem visualizar o perfil de Fernando Cardoso no Twitter, cliquem AQUI.
Este AQUI é o link para o perfil do próprio Vote na Web, também no Twitter.
O link direto para o site: votenaweb.



(*)Publicização é a transferência da gestão de serviços e atividades, não exclusivas do Estado, para o setor público não-estatal, assegurando o caráter público à entidade de direito privado, bem como autonomia administrativa e financeira. O Estado passa, então, de executor ou prestador direto de serviços para regulador, provedor ou promotor dos mesmos, especialmente dos serviços sociais, como educação e saúde que são essenciais para o desenvolvimento, na medida em que envolvem investimento em capital humano. Como provedor desses serviços, o Estado continuará a subsidiá-los, buscando, ao mesmo tempo, o controle social direto e a participação da sociedade.

            

Faroeste Caboclo - O Filme


Faroeste Caboclo embalou minha adolescência como um hino, ao lado de muitas outras canções da Legião Urbana, ícone máximo do rock nacional dos anos 80. Sei que vou adorar me sentar e assistir, na tela, comendo pipocas, a história contada por Renato há 26 anos atrás. Uma história da qual me sinto parte porque a vivi em minha vida, como tantos outros jovens da época, sedentos que éramos de justiça e liberdade justamente por conta do sistema opressor que a ditatura militar nos impôs até 1984.
Claro que minha vida não foi parecida com a do João do Santo Cristo. Não morei em favela, não passei por aquelas dificuldades, drogas, tráfico, armas, prisão, estupro, enfim. Mas eu me identificava é com a rebeldia dele (e acredito que como eu, quase toda aquela geração também) e com aquela coisa que só a juventude pode nos proporcionar: a absoluta não-percepção do perigo que nos presenteava com uma coragem imensa, capaz de nos levar ao fim do mundo ("não tinha medo o tal João do Santo Cristo era o que todos diziam quando ele se perdeu").
Acho que vai ser ótimo assistir ao filme e ao mesmo tempo, rever minha juventude. Estou muito entusiasmada com isto, muito ansiosa.
Então, fiz uma pesquisazinha básica e encontrei algumas informações legais sobre o filme, além do trailer oficial. Se vocês gostarem, por favor, deixem uma mensagem nos posts, ok? Obrigada! E vamos lá:
Capa do CD de Faroeste Caboclo (Frente)
 (Verso)
A saga
Escrita por Renato Russo em 1978, Faroeste Caboclo conta, em 159 versos, as desventuras de João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira), o "bandido destemido e temido no Distrito Federal", desde o nascimento numa fazenda no interior da Bahia, passando pela descoberta do amor em Maria Lúcia (Ísis Valverde), até a sua morte, em um duelo com o traficante Jeremias (Felipe Abib), em Ceilândia. A letra virou febre nacional após ser lançada pela Legião Urbana em 1987 no disco "Que país é este?", o terceiro da banda. A música tem 1.239 palavras, 168 versos e 9 minutos e 3 segundos de duração.
O filme é muito fiel aos versos da letra da canção que retrata a violência e desigualdade brasilienses de 30 anos atrás. O longa tem cerca de 100 minutos, de acordo com René Sampaio, e mais de 80% do tempo de tela é ocupado por cenas rodadas no Distrito Federal e no Entorno.


Rockonha
As cenas da Rockonha, festa organizada por Jeremias — "maconheiro, sem-vergonha" — onde muita gente acabou presa pela cruel polícia da ditadura militar foram filmadas em Sobradinho, no mesmo sítio onde ocorreu a original, descrita por Renato Russo. A produção do longa cedeu à Encontro imagens inéditas da gravação da balada movida a rock e a maconha.

Notas
O Filme teve um orçamento de R$ 6 milhões e estava agendado para estrear em 26 de outubro de 2012, a princípio. Porém, esta data se tornou inviável devido a dificuldades na captação do orçamento necessário para sua finalização. Deste modo, o adiamento para 2013 se tornou inevitável. MAS CHEGOU! Yeeeees!
A Produção é dividida entre A Gávea Filmes (RJ), a República Pureza (RJ) e a Fogo Cerrado Filmes (DF). É o trabalho de estreia da Gávea Filmes, de Bianca De Felippes (ex-sócia de Carla Camurati na Copacabana Filmes).
A direção é do estreante René Sampaio.
O roteiro foi escrito por Marcos Bernstein (Central do Brasil) e Victor Atherino.

Elenco
O trio amoroso
Fabrício Boliveira como João de Santo Cristo
Ísis Valverde como Maria Lúcia
Felipe Abib como Jeremias
Antônio Calloni como Marco Aurélio
César Troncoso como Pablo
Marcos Paulo como Ney
Rômulo Augusto como Saci

Lançamento
A versão final do longa ambientado no Distrito Federal, onde Renato Russo escreveu a música homônima teve uma sessão exclusiva, em março de 2013, para a mãe, a irmã e o filho do compositor.
O avant-première de Faroeste Caboclo será em Brasília, em 14 de maio, exibido apenas para convidados, nas salas dos cinemas do Park Shopping, no Guará.

Mais Detalhes

IMDb

Facebook

Trailer oficial

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Novo Peugeot 208 no meio da Corrida Maluca!

Quem se lembra do Dick Vigarista, do Muttley (ou Rabugento) ou da Penélope Charmosa, personagens da Corrida Maluca? Aqueles com menos de de 35 anos não vão se recordar, acho, então, é só dar uma olhadinha neste outro post aqui.
Pois bem, eu citei os personagens acima porque um novo comercial, criado pela empresa Y&R Brasil, chegou bombando para promover o novo Peugeot 208. Na animação, os divertidos personagens de Hanna-Barbera contracenam com o piloto do 208 dentro de um filme que remonta o clássico desenho dos anos 80. O clipe foi rodado na Espanha, dirigido por Antoine Bardou-Jacquet e produzido pela empresa inglesa Partizan. Tudo bem "europalizadinho" para divulgar o novo 208 como sinônimo de tranquilidade no trânsito.
A propaganda estreou em 16 de abril e agradou muito aos "youtubistas" de plantão: até agora (36 horas de campanha) já foram mais de 211.000 visualizações. Abalou, Peugeot!
Confiram aí e me digam se não ficou mesmo muito charmoso:

terça-feira, 16 de abril de 2013

Goodwood Festival of Speed e a Corrida Maluca

O Goodwood Festival of Speed (Festival de Velocidade de Goodwood) é uma grande celebração cultural do automóvel, realizada anualmente em julho, na cidade de Chichester, West Sussex, Inglaterra. Trata-se de uma das mais importantes festas do automobilismo do mundo, com carros especialmente montados para ela e celebridades do meio para pilotar estes carros. Surgiu em 1993, a partir do saudosismo de um lorde inglês em querer reviver os bons tempos do automobilismo no sul da Inglaterra.
A venda dos ingressos é controlada e apenas antecipadamente é que consegue obter um. A entrada é limitada a poucos milhares de visitantes (algo em torno de 150 mil).
É uma ocasião única onde se pode ver fantásticas exibições de carros e grandes astros do automobilismo de diversas épocas, pois o evento conta com o apoio das principais marcas e equipes do ramo. Quase todas as marcas e equipes da Fórmula 1, por exemplo, fazem apresentações memoráveis com carros atuais, novos ou históricos. Outras atrações como corridas de motocicletas, rallys de carros clássicos, exibições de carros a vapor do séc XIX até as atuais F1 garantem o sucesso do evento. De quebra, dá pra tocar nos carros, tirar fotos, ouvir o ronco dos motores (porque eles correm mesmo, não apenas andam em ritmo de demonstração) e pedir autógrafos.
Mas, aos apaixonados por carros, sugiro que busquem mais informações na home page oficial do evento, pois sobre o que quero falar aqui é a respeito de uma única atração do Festival, cujo tema é a  Corrida Maluca. Exatamente: carros reais criados a partir da animação de Hanna-Barbera. E afinal, quem não se lembra do Dick Vigarista e Muttley, com a Máquina do Mal, da Penélope Charmosa e seu carro Gato Compacto, dos Irmãos Rocha com o Carro de Pedra?
Ok, concordo que nem todos os leitores deste blog são quarentões, como eu. Então, talvez, não se lembrem deste adorável desenho dos rebeldes anos 80. Neste caso, deem uma olhadinha na "palhinha" que deixei preparada apenas para familiarizar os mais jovens (e para causar um pouquinho de nostalgia azulzinha nos corações daqueles que curtiram muito esta animação, como eu):

Todos nivelados, aqui vamos nós! Divirtam-se comparando os carros originais do desenho animado com aqueles exibidos no evento.

Carro 0
DICK VIGARISTA – MÁQUINA DO MAL

Carro 1
IRMÃOS ROCHA – CARRO DE PEDRA

Carro 2
MEDINHO E MEDONHO – CUPIÊ MAL-ASSOMBRADO

Carro 3
PROFESSOR AÉREO – CARRO CONVERSÍVEL

Carro 4
BARÃO VERMELHO – LATA ESCARLATE

Carro 5
PENÉLOPE CHARMOSA – GATO COMPACTO

Carro 6
SARGENTO BOMBARDA E SOLDADO MICAS – CARRO TANQUE

Carro 7
QUADRILHA DA MORTE – BOMBA-BALA

Carro 8
TIO TOMÁS E CHORÃO – CARROÇA A VAPOR

Carro 9
PETER PERFEITO – TURBO TERRÍFICO

Carro 10
RUFUS LENHADOR E DENTES DE SERRA – CARRO-TRONCO


Tem ainda um vídeo da exibição da Corrida Maluca no Festival:

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Surpreendente campanha para doação de sangue

A maioria dos bancos de sangue do Brasil enfrentam o mesmo tipo problema: não importa o quanto de sangue seja doado, há sempre alguém à espera de uma doação. E esperar é justamente algo que os pacientes necessitados não podem fazer.
Visando incentivar mais pessoas a doarem sangue, a HEADS PROPAGANDA lançou uma propaganda na internet que usa elementos da própria plataforma de compartilhamento do YouTube para criar uma relação entre o tempo de carregamento do vídeo e a espera pelo sangue doado. No vídeo, o sangue sai das veias do doador, entra na barra de progressão de download do player, como se fosse um prolongamento do catéter e viaja até chegar ao paciente trazendo-o de volta à vida.
Sob slogan “Tem sempre alguém esperando pelo seu sangue”, a animação é uma produção voluntária pois a agência de publicidade cedeu os direitos de exibição ao seu cliente, HEMORIO. Com a exibição do comercial na rede, espera-se que aumente o número de doações voluntárias nos hemocentros, em especial entre os jovens.

domingo, 7 de abril de 2013

Rosas de Pétalas Multicoloridas

A primeira vez que me deparei com estas fotos, fiquei impressionada com a beleza das flores, claro, mas imaginei se tratar de imagens manipuladas por software (Photoshop). Em minha imensa ignorância (não sou bióloga, nem botânica, sequer florista), eu acreditava ser inconcebível a possibilidade de criar flores naturais com pétalas multicoloridas sem auxílio de enxerto ou qualquer outro processo que não envolvesse cruzamentos entre diferentes espécies. Mas, eis que a criatividade humana sempre me surpreende: descobri que estas são flores naturais reais. E o mais incrível é que já existe, há mais de 5 anos, uma forma de fazê-las ficar assim! Quer saber como? Continue lendo.
"Rainbow Roses" ou "Happy Roses", como são chamadas mundo afora, são rosas naturais coloridas artificialmente a partir de um trabalho artístico bastante original, que explora o mecanismo natural do fluxo da água em uma flor. Este método de coloração foi criado na Holanda, pelo biólogo Peter van de Werken e patenteado em 2004 por duas empresas holandesas: a River Flowers e F.J. Zandbergen & ZN. No Brasil, as rosas foram lançadas em agosto de 2008, na 26ª Expoflora de Holambra, cidade das flores do interior de São Paulo.
O processo é basicamente simples: consiste em dividir a haste da flor em sulcos iguais e mergulhar cada uma delas em misturas de água com corantes alimentícios (de diferentes cores). Deste modo, o líquido colorido absorvido pelo caule emprestará às petalas da flor este deslumbrante aspecto multicor. 
 Isto significa que a Rainbow Rose pode ser disponibilizada "ao gosto do freguês", com diferentes variantes de cores. As mais populares são aquelas com todas as cores do arco-íris, as tropicais (com combinações de vermelho, rosa, amarelo e laranja) e as marinhas (com tons de verde e azul). Quaisquer outros tipos de arranjos de cor são possíveis, afinal, a criatividade é o limite.
Para a ocasião da Copa das Confederações, alguns países já têm seus arranjos encomendados com rosas de cores que representem suas bandeiras nacionais. O Brasil é um deles.
Vale informar que este método também pode ser usado em qualquer outro tipo flor, como orquídeas, crisântemos, cravos, hortênsias, etc. E por se tratar de um corante natural, o tingimento das pétalas não altera o perfume das flores.
 
 
 
O vídeo abaixo mostra, de maneira bem simples, como produzir estas belas flores. Confiram:


Se você quiser saber mais sobre estas belas flores, visite a homepage da Happy Roses. O site está em holandês, mas é possível alterar o idioma para algo mais inteligível como inglês ou espanhol.
E então? Animaram-se a fazer?